segunda-feira, 16 de junho de 2014

A cidade deslumbrante de Porto

07/06/14 – 40 km. Saímos de Figueira de Foz, pegamos uma ciclovia linda. No caminho encontramos o velho Frederico, que brevemente nos contou sobre sua vida, uma simpatia pura. Na estrada encontramos vários peregrinos indo para Fátima, entre eles haviam ciclistas que nos doaram uma cerva pra abastecer a alma, ô maravilha. Decidimos que hoje o camping seria de graça, ou seja, dia de diocamping, pra ser mais exata, acampar na rua. Entramos numa pousada rural pra ver se descolaríamos um espaço para colocar nossa barraca. Trocamos ideia com o dono, o Joaquim Manoel (hehehe), muito gente boa, estudou com o Cazuza na 4º série, que massa! Acabou que nem pedimos pra acampar lá. Porém encontramos um parque muito bonito e foi lá o segundo diocamping.



Fico muito animada com ciclovias, ainda mais uma ciclo charmosa quanto essa. A chuva estava demorando a passar, decidimos ir na chuva mesmo.






Toda rotunda (balão, rotatória) tem alguma coisa interessante.

A procura de um camping pela ciclovia roots.

Diocamping #2 – Com direito a fogueira e sopinha.

Nosso principal alimento antes de dormir. Essa sopa é de repolho roxo, cenoura, abóbora e macarrão de estrelinhas. Taca um tablete de caldo de carne e fica fixe (sussa).

08/06/14 – 75 km. Como de costume, acordamos tarde, estamos tentando mudar isso. Na estrada pedalando de boa, eis que avistamos uma barraca vendendo frango assado. Aquele cheiro delicioso subiu pelas nossas narinas e fomos até lá flutuando, tipo no desenho do pica-pau. Compramos um frango inteiro e era pra durar o dia todo, pois durou apenas aquele momento, devoramos em questão de minutos. Mais tarde, paramos no mercado para comprar algumas frutas e conhecemos três ciclistas portugueses muito legais (João, Rodrigo e Nuno). Estavam indo pra Santiago de Compostela, onde daqui a pouco estaremos. Nos deram muitas dicas importantes. Valeu peregrinos! Estávamos a procura de parque de campismo (como chamam por aqui) e nada. Encontramos um riozinho e tratamos de tomar um banho. Muito bom. O rio ficava dentro de um terreno com um lindo gramado, tinha um muro baixinho e era aberto, opa, vai rolar o diocamping 3#. Ia rolar, se um português xaropão não viesse nos xaropar, droga... Vazamos de lá. O dia estava acabando, vimos uma plaquinha de um hotel. Chegando lá era 3 estrelas, não é pra gente. Tinha uma recepcionista muito atenciosa que procurou o camping mais próximo pra gente, ligou lá e agilizou tudo, quanta gentileza. Nessa brincadeira foram 75 km de rolé. O camping era de Furadouro e valeu a pena.


Delícia de frango, minha gente!


Peregrinos portugueses (Thiago, João, Nuno, Rodrigo e Eu).

Aqui o dia anoitece lá pelas 21:30, essa foto foi nesse horário. Demais.

Campingzinho sossegado, calorzinho bom!

Nesse camping rolava ate oficina para revisão das bikes, Thiago pirou. 


Eu nunca tinha visto um pé de ameixa, lindo e roxo. Tinha exatamente 2 ameixinhas, docinhas.

11/06/14 – 28km. Cidade do Porto! Que coisa maravilhosa, casinhas muito antigas e no morro, umas em ruínas, outras preservadas. Só sei que a cidade é deslumbrante. Decidimos que valia a pena investir 2 dias num hostel. Ficamos no Residencial Cristo Rei, recomendo. Já que estamos em Porto, nada mais justo que tomarmos um vinho do Porto em algum beco lindo da cidade. Quando voltamos, fizemos amizade com uma sul coreana (Hyeonae), uma alemã (Sophia) e um francês (Daniel). Não falamos inglês, mas rolou a comunicação. Quando se esta levemente alterado a gente perde a vergonha e fala o que souber pra poder se expressar, dá certo e muito. Agora engraçado mesmo era o recepcionista da noite, o Antonio, não parava de rir com ele, muito comédia, zuava sem parar. Que vibe boa.



Chegando no Porto.

Linda cidade.


Praça em Porto, com vários velhinhos jogando baralho. Muito legal.


Pontes que ligam uma parte da cidade a outra.


Câmara Municipal do Porto.


Adorei as colunas.

Bela vista.


Encontramos uma casa velha com a janela aberta. Por fora parecia bem conservada.


Tomando vinho do porto no Porto. Uma garrafa foi o suficiente, no meu caso, fiquei com uma baita ressaca. Ainda bem que foi só essa.

Sophia, Hyeonae, Thiago, Eu, Antonio e Daniel.

12/06/14 – Dia dos Namorados. Lembrei disso ontem, não havíamos planejado e coincidiu de passarmos esse belo dia em Porto. Que presente! Comemos no Mc Donald`s, é muito gostoso aqui também. Adoro! No fim da tarde, fomos conhecer o casal Leo e Patrícia que são do Warmshower (comunidade de troca de hospitalidade gratuita para cicloturista). Eles iam hospedar a gente, pena que ja tinhamos fechado com o hostel. Mesmo assim fomos lá conhecer eles, que fizeram um jantar delicioso para nós e nos deram dicas preciosas de cicloviagem. Muito obrigada, casal gente boa! Ah sim, assistimos o jogo do Brasil, ganhamos, eba!



Dia dos namorados. Olá dona gaivota.


Essa era a vista da cidade enquanto tomávamos o vinho do porto. Surreal. Créditos para essa foto do Thiago, ficou top!


Eu, Patricia, Leo e Thiago. Delícia de jantar.

13/06/14 – 38 km – Rumo a Vila do Conde. O Luis nos esperava. Luis encontrou a gente através da página do Michel: https://www.facebook.com/rodandopelomundo, ele adorou nossa história e fez questão de nos hospedar em sua casa, através do Warmshower também, fomos seus primeiros hospedes e ele foi nosso primeiro hospedeiro. Chegando lá nos tratou com muito carinho, nos levou pra passear pela cidade toda, sem contar as superdicas que nos deu. A cidade fica há uns 30 km de Porto e é lindíssima, com inúmeros tipos de esporte pra fazer, sem contar a linda praia. Para jantar nos levou pra comer a famosa francesinha, um prato típico do Porto (é como se fosse um sanduiche com um molho especial rodeado de batatas fritas) ai, ai, ai, preciso nem comentar se gostamos. Foi uma noite muito agradável, estavam também o irmão do Luis, Miguel, sua cunhada Raquel e seu sobrinho Bernardo. Luis, não sabemos nem como agradecer, você foi extremamente legal com a gente. Muito obrigada! Tomara que nos encontremos pela estrada da vida.




Surpresa! Tivemos a sorte de encontrar os peregrinos voltando de Santiago, iradooo!


Luis, Thiago e Eu.


Presente da Vila do Conde, mais um lindo por do sol.


Eu, Raquel, Miguel, Bernardo, Luis e Thiago. A jaqueta de couro foi o Miguel que me emprestou, ficou style.


Antes da despedida, Luis nos acompanhou até o fim da linda Vila do Conde.

Essa é a francesinha! (Foto adquirida da net).


Nenhum comentário:

Postar um comentário