segunda-feira, 30 de junho de 2014

A Cada Dia a Espanha Surpreende.

22/06 - 23/06 - Saímos de Santiago 12:00h. Foi só subida, já estávamos moídos. O tempo começa a fechar e não arrumávamos diocamping. Fomos numa pensão e custava 35 euros, nemmm. Pelo menos nos avisaram que havia um albergue ali perto. Chegando lá não tinha ninguém, chovia muito. Achamos um lugar coberto e preparamos nossa janta. Mais tarde o senhor chegou, o preço do albergue: 6 euros por pessoa, massa! Precisávamos tirar um dia pra descansar, lá seria ideal, se não fossem as regras! Dormimos lá e combinamos que acordaríamos a hora que quiséssemos. Porém, as 08:00 da manha, a mulher nos acorda, falando um monte de coisa, a gente com o maior sono do mundo sem entender nada. Mas a real era que teríamos que vazar de lá naquele momento, e se quiséssemos voltar só depois das 13:00, puta que parila! Tudo bem que há regras, mas a porcaria do albergue estava vazio, o que custava nos deixar ficar. Saímos putos!
Andamos uns 30 km e achamos um camping por 18 euros, ta doido. Tivemos que recorrer a outro albergue, chegando lá não tinha ninguém. Ah legal né, na hora de expulsar a gente eles trabalham bem, na hora de estar lá pra nos atender, não. O albergue estava aberto, entramos e preparamos nosso rango. Tinha uma peregrina que nos avisou que o responsável só chegaria as 21:00h e poderíamos nos instalar, opa, vale! Na hora certa o senhor apareceu, pagamos e perguntei se teríamos que deixar o camping as 08:00 da manhã, ele respondeu: não, não, pode ir a hora que quiserem, as 10:00, 11:00 ou as 13:00, como preferirem. Mas que belezaaaaaa! Era dia de jogo do Brasil, mas pelas "regras"o albergue fechava as 22:00. Pois esse albergue da cidade de Miño não tinha hora pra fechar, uhuuuu! Procuramos um bar pra ver o jogo e nada de achar. O que achamos foi uma super festa na praia em comemoração ao dia de São João. Tinha varias fogueiras gigantes, famílias, crianças e jovens curtindo a mesma vibe! Perfeito! Foi lindo! Valeu São João! Valeu velhinho do albergue! Aí sim passamos o outro dia descansando!

Ilustrações muito fodas pelo caminho.

Desordes Criativas!

Albergue dos regrados!

Esse árbitro é gato.


Praia do Miño

Festa de São João
Nossa tentativa de selfie na festa de São João.




25/06 – O dia não tava rendendo, estávamos devagar! Fomos procurar diocamping, tinha um terreno particular, uma casa abandonada, mas não tava legal. A gente firma o diocamping quando os dois concordam e se sentem bem com o ambiente. Vimos uma placa de um mirante e parecia promissor. E da-lhe subida, subida sem fim. Ate que chegamos no topo e tivemos a vista de tudo, muito bacana. O tempo estava nublado, peguei a câmera pra tirar foto das bikes e o sol apareceu, assim, do nada, se exibindo pra mim. Foi uma vibração sensacional. Quanta energia tem o sol!

Olha que casa mais louca! O cara pegou um navio, fez a base de concreto e tascou no terreno. Ela ta ficando enferrujada, mas é muito massa!

Nosso diocamping nas alturas. Sol, seu lindo!
 26/06 – Descemos tudo o que subimos ontem, que delícia! Depois de 40 km rodados, chegamos em Ortigueira. Não tinha camping, um senhor bem velhinho nos deu a ideia de acamparmos na praia, fomos lá averiguar! Bingo...Passamos 2 dias nessa praia!


Ortigueira - Em julho rola um festival internacional celta, essa praia fica lotada de gente acampada por todos os lados, por pouco não ficamso pro festival. Que pena! 

Ortigueira

Ortigueira

Choveu a madrugada toda, molhou tudo, o jeito foi dar um belo banho na nossa casa.

Molhou tudo! Pelo menos o sol apareceu pra ajudar na secagem. Dia de rala. 

Estavamos de boa e do nada surge esse bulldog (Otto) lindo e super carinhoso. A dona dele colheu uns aspargos e nos deu. Delícia.

Aspargos selvagem da Galícia, que delícia!


 
29/06 – O diocamping da vez foi num parque etnológico!

O norte da Espanha é muito bonito.

Casas abandonadas, essa aí esta a venda. Faria dela uma casa linda, pena que ela pode desmoronar a qualquer momento.


Teve uma galera que disse que éramos muito ricos por poder fazer uma viagem dessas. Somos mesmo, se liga na nossa banheira de hidromassagem, com direito a barro e agua muito gelada, que são ótimos para pele.


Nosso diocamping no parque etnográfico da Insua.




terça-feira, 24 de junho de 2014

Adeus Portugal, hola Espanha!


17/06 – 40 km - Muito demais entrar em um país de bici, e assim foi nossa entrada a Espanha. O legal foi que chegamos exatamente na mesma data que chegamos em Portugal no mês passado. A paisagem já muda bastante, aqui tem mais área verde e mais rios, ou seja, lugares propícios para diocamping e banho. E foi logo no primeiro dia que encontramos um diocamping perfeito. Tinha mesa e tudo mais. Foi num lugar publico perto de um condomínio, os espanhóis passavam, nos viam e nem ligavam, eles tem coisas mais importantes para se preocuparem, melhor pra gente.


Hola Espanha! 


Valeu Portugal! Foi muito bom ter te conhecido. Tchau!


Primeira noite na Espanha já rolou o diocamping. Banho no rio gelado! Vale!


18/06 – 45 km – Acordamos muito dispostos e partimos em direção a algum lugar. No caminho passamos por uma rocha e o Thiago já foi lá brincar de escalar (boulder) depois que vimos que tinha uma placa em homenagem a dois espanhóis que escalaram várias montanhas do mundo. Também encontramos um monumento muito bonito em homenagem aos mortos pelo fascismo em Concello de Mos. Encontramos um camping no quintal de uma senhora, ela queria cobrar 20 euros, mas negociamos por 12. Mesmo assim ainda fica caro, mas o lugar era lindo, com uma vista fantástica para uma ilha. Vale.


Escalada no caminho.


Homenagem aos escaladores, que coincidência! Escrita da placa: “Os nossos montañeiros, Jesus e Toni Martinez Novas. Polo seu espírito de esforzo e sacrifício en defensa da paz e o médio ambiente.”


“En lembranza ós homes e mulleres asasinados pola senrazon do fascismo franquista no Concello de Mos 20-09-2008” Essa foi a data da escultura, feita por Marcos Escudero.


“Estas terras foron regadas co sangue dos inocentes e as bagoas dseus familiares.” Cada livro tem o nome de uma pessoa. Apesar de triste é muito lindo.

Pelo caminho...

Belo camping na praia de Cesantes – Redondela.


A gente só come cogumelo fresco, por aqui é muito barato e é delicioso. Uma bandeja com 350g custa em média 1,50 euros, na Espanha chegamos a comprar por 0,85 euros. 


E o prato da noite foi: Polenguelos ao molho Pesto. Ah sim, aqui tem um queijo estilo polenguinho que é muito barato também, tipo 24 unidades por 2, 50 euros. É só fartura de coisas deliciosas.

19/06 – 40 km – Saimos de Redondela e seguimos rumo a direção de Santiago de Compostela. Começou a ter muita subida e o pedal não rendia, o tempo tava fechando, então decidimos procurar um diocamping. Procura aqui e ali e nada. Avistamos um parque com uma lagoa linda, mas estávamos bem no alto e não sabíamos como descer lá. Entramos numa rua sem saída e 3 ovelhas começam a gritar, até que um cara aparece. Nos dá buenas tardes e começamos um papo. Ele nos convida pra acampar no quintal de sua casa. Nos oferece licor de café (típico da região). Nos oferece sua churrasqueira para assarmos uma carne. Ainda nos oferece uma ducha caliente. Ah nemmm... Que doido! Seu nome é Gabriel, gente boa demais! Agora o mais engraçado foi eu comentando com o Thiago: meu amor, que legal né, o grito das ovelhas fizeram com que o Gabriel viesse até nós, que coisa divina, coisa de Jesus.”
Aí mais tarde, chego pro Gabriel e pergunto: Gabriel, você só apareceu lá porque as ovelhas gritaram pela nossa presença não foi?
Gabriel: Ué, não! Aquelas porras berram o dia inteiro, fui só trocar elas de lugar porque estavam enchendo o saco. (em português seria mais ou menos assim).
Rimos muito. Foi uma noite muito bacana. Valeu Gabriel. Valeu ovelhas.


Os parquinhos de crianças são muito legais, Thiago desceu nessa tirolesa umas 13 vezes. Ao fundo a praia de Cesantes.


Para seguir na estrada teve uma subida muito puxada que tivemos que ir empurrando as bikes. Uma senhora muito simpática nos deu coca. Valeu Dona Marina, pow!


Gabriel, Dog, Eu e Thiago.
20/06 – 20 km – Arrumamos hospedagem em Santiago pelo Warmshower. Difícil foi chegar até lá. Não chegamos e o diocamping da vez foi numa ruína. Uma casa muito antiga, feita toda de pedra, dormimos onde deveria ser o quarto do segundo andar. Esta tomada pela natureza. O que será que ja rolou naquela casa? Quem já morou lá? Quando? Ficava tentando visualizar como ela era. Só sei que os fluidos eram bons, dormimos muito bem. Como tinha uma igreja perto a gente acha que deveria morar algum padre lá, fomos na igreja tentar informação mas não conseguimos.


Thiago analisando pra ver se a ruína era promissora pro diocamping.


Confesso que me deu um leve medinho no começo, de fantasma, sei lá, ahuahuahuha.

Nosso quarto no segundo andar.



21/06 – Depois de 30 km de subida (modo de dizer, mas eu só lembro de ter subido) chegamos a Santiago de Compostela. Uhuuuuu! Vários peregrinos por toda a parte, gente muito cansada e realizada. Visitamos o túmulo do apóstolo Santiago, tudo muito lindo! Adoramos tudo. Dormimos na casa do Pablo do WS (warmshower), fizemos um rangão e foi só alegria.


Ponte muito bonita.


Todo lugar é lugar para fazermos o almoço. Esse dia foi na estrada, achamos uma bica, pra que mais?


Thiago viu pelo retrovisor que um cachorro estava nos seguindo. Paramos, ele ganhou um cafuné e depois foi embora. Muito lindo.


Catedral de Santiago. Até dançar break vale! Huahuahuaha.


Vista de quem esta na lateral da Catedral.

Que catedral linda, gente!

Detalhe do teto do túmulo de Santiago. Parece que o anjo esta te olhando, mas dá um zoom na foto e confira. Hhuahauhauhau. 

























Nós e o Pablo.